Genética x Doenças Cardíacas

Atualizado: 25 de Jul de 2020

As doenças cardiovasculares são a maior causa de mortalidade no Brasil e no mundo. Sabe-se que a origem delas é multifatorial e que a genética possui influência nas suas manifestações.

Se você já foi em uma consulta cardiológica, tenho certeza que já ouviu perguntas do seu médico como: "Existe algum caso de hipertensão na família? E de infarto do coração?". Também é frequente escutarmos de vocês, pacientes, frases como: "Tenho hipertensão, mas isso é genético, doutora. Toda minha família tem...não tem jeito"

Muitos acham que a genética é um fator decisivo na sua saúde. O que essas pessoas desconhecem é que nossos hábitos de vida influenciam na atividade dos nossos genes todos os dias. É o que chamamos de Epigenética.

Temos, sim, um código genético que é herdado dos nossos pais, porém a atividade desses genes não é fixa. Ela é dinâmica e altamente influenciada pelos nossos hábitos de vida.

A maioria das doenças crônicas, incluindo as doenças cardiovasculares, apresenta uma suscetibilidade genética que é herdada (herança poligênica). Estudos têm demonstrado que nossos genes podem sofrer processos de ativação e de silenciamento em resposta a sinais internos e ambientais. Ou seja, em um indivíduo, todas as células possuem o mesmo genoma (código genético), mas existem diferentes genes ativos ou inativos em diferentes tipos celulares. E são os nossos hábitos de vida, um dos principais responsáveis por essa regulação do que será expressado.

Sendo assim, comece agora a modular positivamente a expressão dos seus genes. Não cabe mais aquela velha desculpa: "a culpa é da genética e não tenho o que fazer". Ela influencia sim, mas você sempre poderá agir em prol da sua saúde. Seja você vindo de família de hipertensos, diabéticos, obesos, ou mesmo pessoas magras e sem histórico de doenças, nada disso deve servir de desculpa para você ser displicente com a sua saúde e não buscar um estilo de vida saudável.

🎧 Acesse o link abaixo para ouvir o Podcast sobre Genética e Doenças Cardíacas 🔈

Podcast - Genética e Doenças Cardíacas